Comunicado da Ascema Nacional – 29 de maio e Semana do Meio Ambiente
Um governo corrupto e incompetente, que desrespeita seu povo, seus servidores e servidoras, suas florestas e os povos da floresta. Existem mais de 450 mil motivos para repudiar o desmonte do Estado no Brasil, desgovernado por Bolsonaro.
Por isso, após a reunião do Conselho de Entidades em 25 de maio de 2021, deliberamos por:
1) Recomendar a participação nos movimentos nacionais unificados do dia 29 de maio, conforme a possibilidade e a articulação em cada estado, com pautas tais como: contra a Reforma Administrativa (PEC n 32), pela CPI do Meio Ambiente, contra as privatizações, por vacinação em massa, pelo auxílio emergencial de R$ 600, #ForaBolsonaro, etc.
2) Recomendar a realização de manifestações presenciais e/ou virtuais no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho. Pedimos que nos enviem imagens e vídeos, a serem exibidas e comentadas numa live na TV Ascema, na própria noite no dia 05. Contato: tvascema@gmail.com.
3) Indicativo de paralisação e/ou mobilização, no dia 08 de junho, como um dia de luta em defesa do meio ambiente e do serviço público, a ser debatida em assembleias locais. Solicitamos que comuniquem a decisão das assembleias à Ascema Nacional, incluindo o número de associados dispostos a paralisar ou mobilizar.
Havendo mobilização nas ruas, ressaltamos a importância de seguir protocolos de segurança efetivos para prevenção à Covid. Recomendados a adoção das medidas sugeridas pela Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares: https://www.instagram.com/p/CPOML6Kn7Oe/.
No caso das manifestações em redes sociais, é interessante sempre marcar a Ascema Nacional, para obtermos maior amplitude do movimento.
Nosso Plano de Lutas 2021-2023, recém aprovado em congresso, indicou alguns pontos de especial interesse da nossa categoria, os quais, recomendamos, devem ser levantados durante estas manifestações:
- Contra a Reforma Administrativa (PEC n. 32);
- Contra a perseguição aos servidores, o assédio moral e o assédio institucional;
- Por condições de segurança e saúde nos locais de trabalho;
- Contra a mordaça científica no ICMBio;
- Pela transparência e acessibilidade dos processos internos;
- Contra a militarização dos órgãos ambientais e do SISNAMA;
- Contra a desestatização das unidades de conservação e o programa “Adote um Parque”;
- Pela instauração da CPI do Meio Ambiente no Congresso Nacional;
- Contra o PL da Lei Geral do Licenciamento;
- Pelo retorno da participação social na gestão ambiental pública;
- Pelo fortalecimento da gestão ambiental pública e contra o desmonte;
- Contra a boiada: Fora Salles;
- Pelos ataques à política ambiental e à democracia: Fora Bolsonaro.
Agradecemos e seguimos firmes na luta, sempre unidos pela nossa Carreira e pela política ambiental brasileira. #ForaSalles !! #ForaBolsonaro !! Parem com o assédio moral e institucional !