A ASCEMA Nacional informa que no próximo dia 21/09, Dia da Árvore, haverá uma paralisação das atividades e mobilizações em todo o país.
Após deliberações junto às entidades filiadas, foi decidido que este dia será marcado por ações que visam a defesa de nossas carreiras e o fortalecimento de nossos órgãos ambientais.
A ASCEMA Nacional acredita que, com a adesão de toda a classe, será possível pressionar o governo para que cumpra com os compromissos assumidos em campanha e no início da gestão.
Pelo que lutamos
1. Alocação de recursos financeiros no orçamento da União, suficientes para a reestruturação de carreiras e um aumento linear em 2024;
2. Instalação da Mesa Específica Temporária do Meio Ambiente;
3. Modernização da Carreira e do PECMA;
4. Parametrização com a tabela salarial da Carreira de Especialista em Recursos Hídricos e Saneamento Básico / Especialista em Geoprocessamento da ANA, atualizada no momento da negociação, e mantendo o pleito de remuneração entre Técnico e Analista;
5. Gratificações por Atividade de Risco;
6. Inserção da área ambiental federal na Lei nº 12.855/2013 (Adicional de Fronteira);
7. Melhoria das condições de trabalho em campo, incluindo atendimento em caso de acidentes e acesso à internet móvel;
8. Concurso público urgente e periódico, com dimensionamento participativo da força de trabalho necessária para cada órgão.
Serviços críticos continuam
As atividades essenciais, incluindo CETAS, fiscalização, licenciamento e o PREVFOGO, devem continuar com, pelo menos, 30% dos servidores em funcionamento, assegurando a continuidade dos serviços críticos para a preservação do meio ambiente.
Juntos, iremos lutar pela valorização de nossas carreiras, pela segurança no desempenho de nossas atividades e pelo fortalecimento de nossos órgãos.