A mobilização dos servidores da área ambiental vem sendo destaque, desde ontem, na mídia nacional e internacional.
Veículos de imprensa, blogs jornalísticos e portais de notícias repercutiram o conteúdo das duas cartas produzidas e assinadas por mais de 1500 servidores do Ibama e do ICMBio, onde expressaram descontentamento com o governo do presidente Lula pelo lento processo de fortalecimento das instituições e pela morosidade na negociação da reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente.
Organizações como a Agência Reuters, jornal o Globo (em notícias e na coluna do jornalista Lauro Jardim), Jornal do Brasil, portal Uol, portal Terra, Metrópoles, Agência Pública de Notícias, O Eco, Portal Yahoo, entre outras, repercutiram a informação. Jornalistas como Sam Cowie, que escreve para The Guardian, Financial Times, Al Jazeera e BBC, também veicularam o conteúdo das cartas.
Toda essa mobilização dos servidores acabou evidenciando contradições entre discursos e atos dos representantes do Brasil que participam da 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-28), realizada nos Emirados Árabes Unidos.
Junto com as cartas foi divulgado um release informativo sobre a mobilização dos servidores cobrando um posicionamento do governo brasileiro. “A decisão dos servidores de priorizar atividades burocráticas em detrimento de ações de campo pode atrasar a emissão de licenças ambientais de grandes obras de infraestrutura e enfraquecer a presença dos órgãos em regiões onde a sua permanência é essencial, potencialmente revertendo os ganhos recentes na redução do desmatamento”, diz trecho da nota.
Para reforçar a mobilização, servidores aposentados e pensionistas da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA, organizaram um abaixo-assinado com mais de 1500 assinaturas para que o Governo retome as negociações e cumpra sua promessa.
Na manhã de hoje, o presidente da ASCEMA Nacional, Cleberson “Binho” Zavaski, concedeu entrevista ao canal de TV alemã ARD e para a Deutsche Welle sobre a mobilização dos servidores. As matérias ainda devem ir ao ar.
Leia o Release na íntegra: