ASCEMA Nacional – 18 anos de União, Luta, Força, Referência e Reconhecimento

Compartilhe:

Chegamos à maioridade! A ASCEMA Nacional está completando 18 anos hoje, uma trajetória de muita luta em busca do reconhecimento, da valorização da carreira, além do fortalecimento de uma gestão socioambiental responsável e estruturada que o Brasil necessita.

São 18 anos de união. Não é simples manter nossa categoria unida, sob ataques de todos os lados, de inimigos, adversários e até de aliados, sob a rejeição de governos e pressão de grupos poderosos, para quem os servidores ambientais representam entraves. Mas aqui estamos, mostrando que juntos podemos ser ouvidos.

São 18 anos de força. Em meio ao caos e o desgoverno que vivemos até recentemente, foram os servidores ambientais a grande força a contrapor desmontes e retrocessos ambientais, enfrentando uma agenda antiambiental patrocinada por grandes grupos econômicos.

Somos fruto de centenas de colegas que moldaram nossas lutas tanto em nossos órgãos ambientais quanto em nossas entidades, e seguimos mantendo esse legado de pé.

São 18 anos como referência. Em meio à mobilização nacional dos servidores, a ASCEMA Nacional conseguiu pautar o debate, mostrando os desafios da categoria, estampando capas de grandes jornais nacionais e internacionais, motivando editoriais, conseguindo grande espaço na TV e nos portais, e agregando aliados na mídia independente.

São 18 anos de reconhecimento. Embora desvalorizados pelos governos, conseguimos abrir os olhos da sociedade em torno de nossas pautas, atraindo o apoio de parlamentares, povos indígenas, movimentos sociais, entidades ligadas ao comércio e à indústria e até de celebridades. Hoje eles sabem que, sem o servidor ambiental valorizado, o país pode parar.

Por fim, são 18 anos de luta, muita luta. Avançamos em algumas frentes, em outras o caminho é mais árduo, mas ainda há uma longa jornada para percorrermos juntos. Que nos fortaleçamos mutuamente para trilhar essa jornada.

Por esses 18 anos, um brinde a todas as companheiras e companheiros que fazem parte desta história!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *