Negociação com o governo: a força da mobilização pode ser fundamental para atingir os objetivos dos servidores

Compartilhe:

Os servidores da área de Meio Ambiente se reuniram, na segunda-feira (09/10), com o MGI, na abertura da Mesa Temporária do setor, avançando nas negociações que visam a reestruturação da carreira, melhoria de condições e fortalecimento do serviço público na área. Na live realizada na TV ASCEMA, à noite, representantes da ASCEMA Nacional e da CONDSEF resumiram o que foi tratado à tarde.
Na live, que pode ser conferida na íntegra neste link, Lindalva Cavalcanti explanou os assuntos pautados para a reunião e explicou os pontos mais importantes da proposta de reestruturação de carreira. A proposta completa, esclareceu Lindalva, ainda será encaminhada ao MGI.


“O que eu senti é que foi muito positivo para que todos os gestores entendessem o tanto de coisa que a gente faz, que somos muito pequenos para dar conta da missão que o MMA e as autarquias vinculadas têm”, disse ela.
Convidado especialmente para a live, Sérgio Ronaldo da Silva (CONDSEF), explicou como o MGI tem conduzido outras mesas de negociação. “Hoje foi o pontapé inicial, com a instalação da Mesa, e a metodologia que eles têm utilizado é que em média 15 a 20 dias retornam com a devolutiva das propostas que estão sendo apresentadas”. Ele considera um bom sinal o fato de o governo colocar como prioritárias as questões ambiental e indígena.
Enquanto a reunião acontecia, servidores se mobilizaram na porta do MGI e foram notados por quem estava do lado de dentro. “Foi de fundamental importância ouvir da sala a mobilização do lado de fora, isso faz toda a diferença”, lembrou André de Oliveira, o Café. Para ele, foi apenas o início, mas o resultado pode ser positivo, a depender de como a negociação for tocada e da força de mobilização, que não pode parar.
Lembrando da luta que está sendo construída, historicamente, e se fortalecendo a partir do Congresso da ASCEMA Nacional, o presidente da entidade, Cleberson ‘Binho’ Zavasky, ressaltou a importância dos servidores mobilizados em todo o Brasil. “É importante que todos os nossos colegas multipliquem a discussão de hoje, mobilizem as bases e participem das nossas entidades filiadas”, disse, para retornar à Mesa e “trazer avanços significativos na negociação do governo”.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *