Release: ASCEMA apoia servidores em mobilização até o fim das negociações com Governo

Compartilhe:

Em decorrência da inércia do governo em apresentar uma resposta quanto à proposta de reestruturação da carreira, enviada ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), a ASCEMA Nacional expressa total apoio às manifestações dos servidores do Ibama e do ICMBio em suspender atividades de campo, dentre outras medidas.

Além de respaldar e considerar legítimas as ações dos servidores, a ASCEMA Nacional conclamou o apoio dos aposentados e instituidores de pensão da carreira em um abaixo-assinado, totalizando mais de 3000 assinaturas.

Ontem o governo apresentou a data de 01/02 (daqui 23 dias) para a próxima rodada da Mesa de Negociação com a carreira de especialista em meio ambiente, desconsiderando os impactos que essa demora possa ter na prestação dos serviços essenciais para o Brasil.

O documento emitido pela coordenação do Ibama responsável pela organização das operações de fiscalização na Amazônia mostra que as operações previstas para janeiro/fevereiro já foram comprometidas, conforme alertamos anteriormente. E, dependendo do ritmo das negociações, as ações institucionais programadas para os meses seguintes também poderão ser comprometidas.

Nossas demandas são conhecidas pela gestão do poder Executivo, que há anos sabe o quanto a carreira está defasada em relação a outras áreas, mesmo com os servidores estando sempre comprometidos com sua missão, impedindo ao máximo que “se passasse a boiada” nos últimos anos.

Visamos a valorização dos servidores, assegurar a gestão ambiental atual, o reconhecimento da importância do nosso trabalho e executar nossas atividades em condições dignas, focados unicamente na prestação de serviço público de qualidade para o país. Para muito além da reestruturação necessária, urge a necessidade de desenvolver e implementar políticas ambientais de excelência em prol da sociedade, e para isso é necessário estrutura, recursos, mais servidores (por isso, mais concursos).

Reiteramos nosso apoio às decisões das assembleias das associações estaduais e distrital da carreira, que acontecerão ao longo desta semana, visando manter a mobilização dos servidores na busca pela  reestruturação da carreira.

Estamos comprometidos com a causa e permanecemos disponíveis para o diálogo, desde que haja respeito à categoria que sempre apoiou as pautas da atual gestão. Nossa luta é para a construção de soluções que atendam às necessidades dos profissionais e à preservação ambiental, em benefício da sociedade como um todo.

Por fim, considerando que mesmo com a marcação de uma data para a próxima reunião, não há garantias de que as nossas reivindicações serão atendidas, informamos que os servidores não irão recuar em seu posicionamento até a conclusão do processo de negociação.

Para mais informações e contatos com a imprensa: Fone: +55 (61) 8208-9703

Brasília, 09/01/2023

Baixe a nota em PDF:

Compartilhe:

Um comentário

  1. Governo pôs venda nos olhos e não sabe a gravidade da situação neste momento perante a falência das políticas públicas ambientais. Parabéns a todos os servidores da área ambiental que desta vez clamam por basta com este desmonte pré-anunciado há anos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *