Servidores do Meio Ambiente realizam ato em frente a Parques Nacionais

Compartilhe:

Manifestação ocorreu no domingo (17/03) em  20 Unidades de Conservação

Servidores do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB) realizaram, neste domingo (17), um ato em defesa da Carreira de Especialista em Meio Ambiente. A ação aconteceu em 20 Unidades de Conservação pelo Brasil.

Em algumas unidades, os parques foram paralisados por alguns minutos, enquanto os visitantes ouviam as razões pelo ato. De maneira geral, a população apoiou e até aplaudiu os atos. Em outras UCs, a manifestação ocorreu por meio de faixas e cartazes.

Os servidores reivindicam a reestruturação da carreira, que não é alterada há uma década. Por causa disso, os servidores apontam distorções como redução do poder de compra de 35%, abismo salarial entre técnicos e analistas e ausência da categoria dentre as que recebem benefícios como o adicional por trabalho em áreas de fronteira.

Estas distorções tornam a carreira seja cada vez menos atrativa, fazendo com que concursos públicos sejam ineficientes para resolver a questão de pessoal. Mesmo com concursos recentes, cerca de 20% dos recém-chegados já pediram exoneração para assumir cargos em carreiras mais valorizadas. Por outro lado, pelo menos 70% dos servidores do Ibama estão inscritos em outros concursos. Isso significa que, com o Concurso Nacional Unificado, os órgãos de meio ambiente podem sofrer um colapso de pessoal.

O ato é uma de uma série de ações realizadas pelos servidores desde o início do ano, quando atividades externas foram suspensas. Fiscalização e licenciamento ambiental foram as principais atividades afetadas.

Negociações

Os servidores do meio ambiente cobram a reestruturação e valorização da área, apontada como prioritária pelo Governo Lula. O trabalho dos servidores resultou em bons índices como o aumento de operações de fiscalização, multas e redução do desmatamento pela metade, sendo que em áreas de atuação direta do Ibama e ICMBio (Terras Indígenas e unidades de conservação), a queda foi de 70%.

No meio do ano passado, os servidores iniciaram uma negociação com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), porém o Ministério só retomou as conversas após as paralisações. O MGI já apresentou duas propostas, ambas não contemplavam nenhum item solicitado.

Confira abaixo as UCs que aderiram às mobilizações

Unidades de Conservação participantes

Parque Nacional da Tijuca

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Parque Nacional de Brasília

Flona de Irati

Flona de Piraí do Sul

Estação Ecológica de Aracuri-Esmeralda

Flona Passo Fundo

Flona Pacotuba

NGI Florianópolis

Flona de Três Barras

NGI Roraima

NGI Humaitá

Rebio da Mata Escura

Parque Nacional de São Joaquim

Parque Nacional de Aparados da Serra

Parque Nacional da Serra Geral

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Parque Nacional de Jericoacoara

FLONA de Silvânia

Parque Nacional das Emas

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *