A exemplo do Conselho Indígena de Roraima, duas outras entidades indígenas declararam, em nota, apoio às mobilizações dos servidores do meio ambiente: A Urihi Associação Yanomami e a Associação Wanasseduume Ye’kwana (SEDUUME).
No dia 08 de fevereiro, a Associação Wanasseduume Ye’kwana (SEDUUME) emitiu um comunicado ressaltando a importância do trabalho de proteção dos territórios dos povos originários, como o combate aos grupos criminosos de garimpeiros e madeireiros que se instalaram na Terra Indígena Yanomami. . “A proteção dos nossos territórios também depende do fortalecimento da gestão das unidades de conservação e das parcerias com o IBAMA e o ICMBio em Roraima e no Amazonas”, diz trecho da nota.
Já a Urihi Associação Yanomami declarou apoio à luta por reajuste salarial e a reestruturação na carreira de especialista em meio ambiente. Segundo a nota, os profissionais possuem uma pauta de reivindicação que apontam a necessidade de mudanças significativas, “em virtude dos trabalhos que são realizados para proteção do meio ambiente e dos territórios indígenas, em especial o Território Yanomami, que passa por um momento de tentativa de desintrusão dos invasores”.
A ASCEMA Nacional agradece o apoio de ambas as Associações e demais entidades que têm se manifestado publicamente em favor de nossa causa, que muito além da carreira, visa garantir as condições necessárias para a proteção do patrimônio ambiental brasileiro e das terras indígenas.
Baixe na íntegra: