Secretaria de Meio Ambiente do PT e deputados petistas cobram Governo para que atenda reivindicações dos servidores

Compartilhe:

A luta pela reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente ganhou apoios importantes nesta semana, vindos do próprio Partido dos Trabalhadores. Além da Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT (SMAD), parlamentares petistas de vários estados emitiram nota cobrando o Ministério de Gestão e Inovação (MGI) para que atenda a reivindicação dos servidores.

Em ofício, a SMAD PT destaca que os servidores sofreram perseguições, falta de condições de trabalho e elevadas perdas salariais no governo passado, mesmo desempenhando trabalhos técnicos de grande complexidade. “O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em seus 44 anos de fundação busca a reconstrução e união do País para fortalecimento da democracia e valorização do serviço público. Por isso, entendemos que a agenda ambiental nacional é prioridade para o Brasil alcançar êxito nos compromissos internacionais de redução de emissões atmosféricas, sendo exemplo mundial de governança ambiental”, justificou a organização no documento.

Parlamentares da base governista também manifestaram apoio, destacando a ausência de políticas estruturantes das carreiras, com remuneração compatível às suas atribuições e a dotação de mais recursos que permitam a atuação efetiva destes órgãos. “Não devemos nos esquecer que durante os anos de política anti ambiental levada a cabo por Jair Bolsonaro, eram esses servidores que estavam na resistência contra o desmonte ambiental. Também eram eles que, por estarem na linha de frente, sofriam ameaças, assédio, e toda sorte de pressões da cúpula política da área, empenhada na destruição da proteção ambiental no país”, pontuou a deputada Adriana Accorsi  (PT/GO).

Na mesma linha, o deputado Jorge Solla (PT/BA) destacou que “a valorização destes servidores, além de justa, é necessária até mesmo para o cumprimento dos compromissos internacionais firmados visando à redução no desmatamento e das emissões dos gases de efeito estufa”.

Deputado pelo PT/SC, Pedro Uczai, por sua vez, ressalta que “o trabalho desses profissionais é fundamental para garantir os direitos e a efetividade das políticas públicas constitucionais relacionadas ao meio ambiente”.

Já o deputado Nilton Tatto (PT/SP ) solicitou, via ofício “que sejam empreendidos esforços para a efetivação da negociação em termos mais próximos dos requeridos pelas categorias ambientais, permitindo que suas atenções estejam voltadas exclusivamente aos desafios urgentes da gestão do sistema socioambiental em nosso país”.

A ASCEMA Nacional agradece pelo apoio e destaca que, esta manifestação, vinda da própria base petista, tanto de parlamentares quanto da SMAD PT, é fundamental para que o Governo entenda o quanto as reivindicações dos servidores são justas e necessárias.

Baixe a nota na íntegra:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *