Semana do Meio Ambiente: é preciso unir forças contra o desmonte ambiental

Compartilhe:

O Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu como uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar a conscientização global sobre a importância da proteção e preservação do meio ambiente em 5 de junho de 1974. Quase 50 anos depois, em um momento em que o planeta e a agenda pela qual lutamos correm enorme risco, a conscientização é mais que necessária e esta mobilização precisa de todos nós.

No Brasil, mesmo com um governo eleito com pautas alinhadas à nossa agenda, enfrentamos talvez o Congresso mais conservador e voltado a interesses econômicos imediatos, ruralistas, com parlamentares que representam bancadas cujo objetivo é explorar nossos recursos indiscriminadamente. 

Na Câmara, projetos como a MPV 1154, que  propôs mudanças de competências de órgãos ( enfraquecendo o MMA e suas autarquias vinculadas) e o PL 490 (Marco Temporal – que só considera válidas as reivindicações de territórios em posse dos indígenas até publicação da constituição de 1988, desconsiderando o histórico de expropriação sofrido por eles desde a ocupação do Brasil pelos portugueses) passam com uma facilidade incrível. No Senado, a margem é menor, mas estes mesmos grupos garantem vitória. E a boiada passa. 

Mas tem uma coisa que nos dá vantagem. A maior parte do povo escolheu a agenda conservacionista com uma atenção especial à pauta ambiental que ganha importância grande frente às mudanças climáticas e ao aumento de eventos extremos que atingem o País nos últimos anos. Quem subiu a rampa com o presidente Lula, não foram ruralistas, nem engravatados do mercado de capital, foram representantes da agenda que nós defendemos. E essa foto rodou o mundo, que também espera esta postura do Brasil.

Então, isso quer dizer que A MAIORIA SOMOS NÓS, não os 2% que ganham dinheiro com a exploração dos nossos recursos, representados por parlamentares descompromissados com o bem coletivo.

Esta semana do meio ambiente é o momento ideal para unirmos forças em cada ato, em cada manifestação, em cada rede, para cobrarmos dos parlamentares aquilo pelo qual nós lutamos. Nos próximos dias, estão previstos atos, manifestações e eventos que fazem alusão a esta causa. Que possamos ocupar estes espaços para que nossa voz seja ouvida, reverberando também oque aconteceu nas urnas na última eleição.

Que juntos possamos unir cada força para dizer um estrondoso NÃO AO DESMONTE AMBIENTAL!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *