Servidores das Emergências Ambientais do Ibama podem paralisar atividades de campo

Compartilhe:

Os servidores das emergências ambientais do IBAMA emitiram uma carta aberta, na semana passada, para expressar sua preocupação e insatisfação com as condições de trabalho enfrentadas. Diante da falta de resposta satisfatória do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) às reivindicações da categoria e por estarem próximos da exaustão, física e mental, revelam que podem paralisar atividades de campo caso os servidores não sejam atendidos.

Após seis meses da apresentação de uma proposta de reestruturação da carreira ao MGI, os servidores afirmam que as propostas apresentadas até o momento estão desconectadas da realidade e apenas aprofundariam o enfraquecimento da carreira.

Na carta, os servidores revelam estar exauridos pela elevada carga de responsabilidades que recai  sobre os profissionais, refletindo na própria saúde física e mental de cada servidor das emergências ambientais. Diante disso, os servidores reiteram que não aceitarão propostas aquém do mínimo aceitável encaminhado por eles mesmos.

Com isso, atividades de campo, como vistorias de empreendimentos licenciados pelo Ibama e atendimentos de acidentes ambientais, dentre outras, ficarão sob risco de não serem executadas.

Em solidariedade ao movimento nacional de reestruturação da carreira de meio ambiente, os servidores decidiram priorizar as atividades internas.

Os servidores ressaltam que o voluntarismo não é suficiente e que a recarga de energias também depende das condições materiais adequadas. Portanto, fazem um apelo para que o governo federal atue com maior celeridade e comprometimento na busca por soluções que respeitem a dignidade e valorizem o trabalho dos servidores da carreira de meio ambiente.

Confira carta na íntegra:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *