Bolsonaro inelegível: o meio ambiente agradece

Compartilhe:

Hoje, com a decisão do TSE tornando o ex-presidente Bolsonaro inelegível, fica uma importante reflexão sobre os impactos do seu governo no meio ambiente. Durante esse período, enfrentamos grandes retrocessos, que afetaram não apenas a natureza, mas também os povos originários e as comunidades tradicionais.

O momento é de celebrar e agradecer, contudo esperamos que o ex-presidente ainda seja julgado pelos crimes que seu governo cometeu:

Desmonte de políticas ambientais

O governo Bolsonaro promoveu um desmonte significativo das políticas ambientais, enfraquecendo e perseguindo órgãos de ambientais, reduzindo orçamentos e desconsiderando a importância da preservação dos ecossistemas. Isso resultou em maior vulnerabilidade para nossas florestas, rios e biodiversidade de modo geral, além de risco aos servidores.

Aumento do desmatamento

Durante esse período, o desmatamento na Amazônia e em outros biomas do país atingiu níveis alarmantes e sem precedentes. A falta de compromisso com a proteção das áreas naturais e o incentivo a atividades predatórias colocaram em risco não apenas a biodiversidade, mas também os serviços ecossistêmicos essenciais para o equilíbrio do planeta.

Negligência com as mudanças climáticas

Em um momento crucial para a mitigação das mudanças climáticas, o governo anterior adotou uma postura negligente e negacionista em relação ao tema. A falta de investimentos em energias renováveis e a ausência de compromisso com acordos internacionais enfraqueceram nossa posição global na busca por soluções sustentáveis.

Impactos nas comunidades tradicionais

O desrespeito às comunidades tradicionais e aos povos originários também marcou esse período. A falta de diálogo e ações que ameaçaram seus territórios e modos de vida foram prejudiciais para a preservação cultural e também sua própria existência (vale lembrar o crime contra os Ianomâmi), mas também para a manutenção do equilíbrio socioambiental.

Hoje, mais do que nunca, é fundamental reafirmarmos nosso compromisso com a proteção ao meio ambiente, celebrando a ausência do cenário político de um personagem tão danoso para o meio ambiente. E que a justiça comum também cumpra seu papel.

🌿O meio ambiente agradece!

#MeioAmbiente #Preservação #Compromisso #DesafiosAmbientais #Sustentabilidade #PovosOriginários #ComunidadesTradicionais #ConsciênciaAmbiental #NovoCapítulo #bolsonaro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *